segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O frenesim sazonal e a essência do Inverno …

A filosofia taoista explica o equilíbrio universal como uma dinâmica de forças complementares que governam o Universo, estas forças são o Yin e o Yang, que constantemente interactuam e se transmutam uma na outra. A energia Yin caracteriza-se por ser de natureza mais fresca, húmida, lenta, calma, introspectiva e feminina. Enquanto que a energia Yang manifesta qualidades opostas (mas não antagónicas!): quente, seca, rápida, extrovertida e masculina. Estas qualidades, ambas se manifestam ao mesmo tempo em tudo e todos os aspectos da natureza.
O Inverno é por excelência a estação do ano mais Yin. A época do ano ideal para armazenar e conservar a nossa energia, do mesmo modo que os animais hibernam ou nas sociedades rurais se armazena alimentos para os meses do Inverno. O modo frenético como tendemos a passar esta época do ano antagoniza com a natureza tranquila, introspetiva e Yin do Inverno e é uma provável razão para afecções como a desordem afectiva sazonal, depressão, exaustão e outros problemas que a medicina Chinesa identifica como desarmonias do Shen (desarmonias do espirito).

Para mantermos a nossa energia em equilíbrio durante o Inverno devemos reduzir o mais possível o stress e introduzir na nossa semana períodos de descanso, criar espaços/momentos tranquilos e acolhedores dedicados a reconectar connosco próprios e/ou com amigos e família. Uma prática de yoga mais Yang incorporando posturas e momentos Yin, bem como o tai chi, qigong, e caminhadas na natureza suportam também o nosso equilíbrio Yin-Yang.

Em termos de alimentação, esta estação pede alimentos Yang que fornecem energia e equilibram a dominância de Yin na natureza, ou seja alimentos cozinhados e especiarias. As sopas fortalecem o nosso aspecto Yang, bem como os guisados, o feijão, as lentilhas, os legumes, particularmente os tubérculos e raízes assados e as bebidas quentes. Podemos também favorecer o uso de especiarias Yang, como o alho, o gengibre, a pimenta, o cravinho, o manjericão, entre outos. É importante minimizar o consumo de alimentos predominantemente Yin como as saladas e legumes crus e as bebidas frias.

O desafio é, em vez de nos deixarmos levar pela corrente frenética que muitas vezes caracteriza esta época do ano, criar um modo mais modesto e equilibrado para as celebrações natalícias e do novo ano, estando mais em sintonia com a nossa natureza e a calma, receptividade e qualidade regeneradora do Inverno.