Saúde Holística da Mulher



Saúde Menstrual 
Fertilidade, Gravidez, Parto & Pós-parto
Shiatsu para a Maternidade 
Preparação Prática para o Nascimento 
Saúde na Menopausa
 


Como mulheres temos desafios específicos em relação ao nosso bem-estar e saúde. O nosso equilíbrio tanto a nível físico como mental e emocional está intimamente ligado, não apenas a aspectos da nossa constituição ou estilo de vida, mas também às mudanças hormonais que naturalmente ocorrem ao longo da nossa vida. 

O stress, as exigências da vida familiar e profissional podem facilmente desequilibrar o nosso sistema hormonal, o que por sua vez afecta outros sistemas no nosso corpo, incluindo o sistema imunitário, bem como influir a nível emocional e mental. 

A nossa vida passa naturalmente por fases ou ciclos biológicos, que têm expressão a nível fisiológico, mental, emocional e espiritual. Estas fases estão também associadas a necessidades específicas. É frequente sentirmos que a sociedade não reconhece as necessidades inerentes à nossa natureza cíclica e às transições naturais que ocorrem na vida da mulher. 

Sob o ponto de vista da Medicina Oriental, as fases que têm uma influencia mais importante na saúde da mulher são o início do período menstrual, a gravidez, o período pós-parto e a menopausa. 

Na cultura ocidental, geralmente, espera-se que transitemos da infância para a adolescência e lidemos com os períodos menstruais mensais sem qualquer “solavanco”, os incómodos são muitas vezes levados em silêncio… Quando chegamos à fase da gravidez e maternidade sentimos que temos que ser super-mulheres, mantendo o ritmo de trabalho e as nossas funções de esposas, mães, etc. A entrada na menopausa é recebida com ressentimento e medo, pois cremos que o nosso “valor” humano desce drasticamente.

Na filosofia oriental os diferentes estádios da vida da mulher são honrados e considerados transições naturais, as quais devem ser acarinhadas e apoiadas (através da dieta, estilo de vida e de uma abordagem médica holística). Cuidamos do nosso ambiente interior e exterior para maximizarmos a nossa saúde e assim “navegarmos” harmoniosamente através dos diferentes estádios da vida.
 
Esta abordagem terapêutica incluí: 

Zen Shiatsu, que sendo uma terapia oriental, aborda a saúde da mulher numa perspetiva holística - i.e. considerando a mulher no seu todo físico, mental, emocional, bem como as condicionantes do ambiente em que vive. Tendo como base a medicina tradicional chinesa e como objectivo restaurar o equilíbrio e a nossa capacidade intrínseca de auto-cura, esta terapia é efectiva em várias situações específicas à saúde feminina.
Acupressão (aplicação de pressão suave em pontos de acupuntura), estimulando pontos específicos que têm acção equilibradora sobre o sistema nervoso e hormonal.
Dietética e Estilo de Vida, aconselhamento em relação a dieta e estilo de vida fazem também parte das sessões de terapia, caso seja aplicável e conforme as circunstâncias.


Marcações: Cristina Gondar, 926511271,