segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Uma perspetiva holística sobre a Saúde da Mulher



Resultado de imagem para holistic health and womenComo mulheres temos desafios específicos em relação ao nosso bem-estar e saúde.

O nosso equilíbrio tanto a nível físico como mental e emocional está intimamente ligado ao ciclo natural menstrual e às mudanças hormonais que ocorrem ao longo da nossa vida.

Vivemos numa sociedade que não reconhece e apoia a importância da nossa natureza cíclica e das transições naturais que são parte intrínseca do nosso desenvolvimento humano. Como consequência, temos dificuldade em confiar nas mensagens dos nossos corpos e em conectar e aceitar de um modo positivo os nossos ciclos femininos e as mudanças resultantes.
 

Neste artigo transmito a perspetiva da medicina oriental, em particular da medicina tradicional chinesa e do shiatsu sobre a saúde da mulher, tendo como objetivo criar outras possibilidades de interpretar a experiencia de ser mulher nesta sociedade ocidental.

É frequente sentirmos que o período menstrual é algo incomodo, uma inconveniência, que traz consigo dor e desconforto, afetando as nossas rotinas e obrigações sociais. Provavelmente não o sentimos como algo natural e uma oportunidade de desenvolvermos uma relação mais intima com o nosso corpo e as nossas necessidades. A maternidade é muitas vezes sentida como uma interrupção no ritmo das nossas carreiras e talvez valorizemos menos a oportunidade de crescimento pessoal, autodescoberta e a experiencia do amor incondicional. A menopausa é vista como o fim da nossa juventude, não como o início de uma nova fase em que podemos explorar novas liberdades e embarcar num caminho mais dedicado ao autoconhecimento e espiritualidade. A sexualidade feminina está associada à juventude e beleza terminando quando envelhecemos, enquanto na medicina oriental a energia sexual está sempre presente e é apenas um dos tipos de energia que flui através de nós, contribuindo para a nossa energia vital, saúde e longevidade.

Ainda que a vida da mulher tenha mudado muito nos últimos 2000 anos, os ciclos naturais que regem os nossos corpos permanecem os mesmos. Em algum momento da nossa vida experimentámos (ou provavelmente experimentaremos) irregularidades menstruais, períodos dolorosos, infeções vaginais ou urinárias, sintomatologias de menopausa. Entender os nossos ciclos naturais e os sinais de desarmonia é uma ferramenta poderosa que possuímos como mulheres, para podermos fazer escolhas que beneficiem a nossa saúde, aumentem a nossa vitalidade e reduzam a probabilidade de adoecermos. Por esta razão a ginecologia é uma das especialidades mais antigas e respeitadas na medicina oriental!

O início da menstruação, a gravidez e a menopausa são considerados, na medicina oriental, fases de transição primordiais na vida da mulher, nas quais ela tem a oportunidade de fortalecer a sua saúde ou o oposto, caso haja pouco cuidado com o estilo de vida e o cuidado próprio.(Aceder ao texto na integra publicado da Revista Zen)

 

Cristina Gondar é terapeuta de Shiatsu há 10 anos, formada pelo Shiatsu College-London, tendo-se especializado em 'Shiatsu e Cuidados Maternos' com Suzanne Yates em Bristol, Inglaterra onde viveu 12 anos. Tem uma experiencia muito variada do Shiatsu como terapia, tendo trabalhado com mulheres portadoras do virus VIH, bem como afectadas pelo cancro, entre outros. Presentemente o seu trabalho de terapeuta foca-se no Shiatsu para a saúde da mulher.É também professora de Yoga, incluindo yoga na gravidez e pós-natal. http://www.circulodoser.com