terça-feira, 17 de abril de 2018

As quatro aspirações da Alma



A felicidade é algo a que todos aspiramos, independentemente da nossa origem, idade, status, religião, etc. O desejo de ser feliz é algo universal, inerente à nossa humanidade.

Esta ânsia é a força impulsionadora dos nossos desejos, acções e realizações. Desejamos saúde, segurança, amizade, amor, prazer, beleza, sucesso, conhecimento, poder, etc.. E de algum modo desejamos sentir que a nossa vida tem um propósito e uma conexão com algo maior que nos próprios.


A filosofia yógica diz-nos que o desejo de felicidade é o desejo de conexão com a nossa verdadeira natureza ou essência. Assim onde quer que busquemos a felicidade, no amor, no poder, na fama, na riqueza, a razão que nos move é este desejo. A verdadeira felicidade advém de realizarmos o nosso pleno potencial.

De acordo com os ensinamentos Védicos, a nossa Alma tem quatro tipos de desejos ou aspirações denominadas purushartha.
O primeiro anseio da Alma é realizar o seu propósito único, ao qual se dá o nome de dharma. Cada um de nós é um ser único, tem talentos, dons e qualidades especiais. Quando colocamos as nossas capacidades ao serviço dos outros e do bem comum experimentamos satisfação interior e felicidade.

O segundo desejo (artha), é o dos meios e segurança necessários para podermos realizar o nosso propósito de vida, ou seja, saúde, segurança, abrigo, alimentação, conhecimento, competências, amizade, carreira, etc.

O terceiro (kama) é o desejo de prazer, desfrute e bem-estar nas suas várias formas, desde sensualidade, arte, música, beleza, intimidade, afecto, amizade, generosidade, etc. É tudo o que torna a vida prazenteira e ao mesmo tempo nos guia e apoia em direcção ao nosso propósito de vida.  

A quarta aspiração da Alma advém das três anteriores. Vivemos a nossa experiencia humana plenamente aspirando conhecer e experienciar aquilo que é maior que nós (moksha), que na filosofia Védica e yógica é descrito como Brahman, a fonte de tudo o que existe, a origem e o fim de todas as coisas, a consciência universal que permeia tudo e todos. Esta é considerada a realização espiritual, a libertação das limitações da nossa experiencia humana e a realização de que “todo o universo existe dentro de nós”.

Estas quatro aspirações são inerentes à natureza humana e guiam-nos na busca de uma vida harmoniosa e com sentido. Cada uma destas aspirações é importante para que a nossa essência se possa manifestar e expressar durante a nossa passagem pela Terra. Quando temos claridade em relação ao nosso propósito é mais fácil que as nossas decisões contribuam e apoiem a felicidade que os nossos corações buscam.

Cristina Gondar
Professora de Kundalini & Hatha Yoga, terapeuta de Zen Shiatsu

Agradece às fontes de inspiração: https://www.yogajournal.com/yoga-101/soul-s-desire, https://chopra.com/articles/purushartha-the-4-aims-of-human-life