sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Gracias A La Vida …

Qualquer altura do ano, qualquer momento é ideal para reconhecermos e sentirmos gratidão pelas pequenas coisas do dia-a-dia que dão significado à nossa vida,… o céu azul sobre a nossa cabeça, o autocarro que surge no momento certo, o sorriso da vizinha que cruzamos na rua, a refeição preparada com carinho pelo/a nosso/a companheiro/a, … Enfim, um rosário infindável.

O que é certo é que até os cientistas se ocupam da gratidão…! Estudos recentes mostram que sentir gratidão e expressá-la junto das pessoas com quem vivemos, melhora a nossa saúde física e mental e até as relações conjugais.

As quatro maneiras em que a gratidão pode melhorar a nossa vida:

1. Mais apreciação, melhores relações. Sentir e expressar gratidão e apreciação numa relação conjugal promove a felicidade, entendimento mutuo e ajuda a superar mais facilmente períodos difíceis ou conflituosos. (Fonte)

2. Um coração grato é um coração mais saudável! Doentes cardíacos experimentam melhorias significativas na saúde cardíaca bem como, melhorias de humor, sono e redução da fadiga, depois manterem uma prática de gratidão pelo menos durante 8 semanas. (Fonte)

3. Menos depressão e mais felicidade. Outro estudo mostrou que expressar gratidão a alguém importante na nossa vida, reduz sintomas de depressão e aumenta o nível de felicidade (Fonte).

4. Mais optimismo e entreajuda. O hábito de manter um “diário de gratidão” ajuda a desenvolver e manter uma atitude optimista perante a vida. Aqueles que têm este hábito mais provavelmente se mostram disponíveis para ajudar outros com um problema ou a oferecerem apoio emocional.

Como já dizia o filosofo grego Epicuro (341-270 a.C.), "Não estragues o que tens, desejando o que não tens; lembra-te de que aquilo que tens hoje, um dia esteve entre as coisas que desejavas."

A quem ou a quê estás agradecido/a hoje?

Diário da gratidão: cada manhã ou no final de cada dia, dedica alguns momentos conectando contigo mesmo/a e sentindo gratidão. Escreve uma pequena (ou grande!) lista com aquilo e a quem estás agradecido/a. Continua esta prática durante 1 mês … partilha …


Desejos de Boas Festas e um Novo Ano pleno de Abundância.