quarta-feira, 13 de abril de 2016

Sankalpa: a força motivadora da intenção



A mudança é uma constante na natureza e também na nossa vida. Algo a que algumas vezes resistimos e outras vezes ansiamos... É frequente sentirmos necessidade de mudança, que pode ser desde eliminar certos hábitos, melhorar o nosso bem-estar e qualidade de vida, mudar algum aspeto da nossa personalidade ou ter claridade quanto ao nosso propósito de vida.

A filosofia do Yoga oferece-nos uma poderosa ferramenta que desperta a nossa claridade de propósito e fortalece a força de vontade em relação ao que é importante para nós neste momento das nossas vidas. Esta ferramenta é a prática do sankalpa1 (intenção ou voto interior).

Esta prática parte de dois princípios fundamentais, sendo o primeiro, que a nossa verdadeira natureza ou essência já é completa e perfeita; e o segundo, que temos já o que necessitamos para satisfazer o nosso propósito de vida mais profundo (dharma).

O sankalpa é uma afirmação interior – uma frase curta, que expressa a mudança positiva que queremos obter na nossa vida, e que funciona como uma ‘semente’ que plantamos na nossa consciência, guiando assim as nossas escolhas.

Esta afirmação reflete um desejo nosso interior profundo e expressa uma intenção positiva, numa frase conjugada normalmente no presente e na afirmativa, que informa a nossa mente da direção que escolhemos tomar na nossa vida.

Alguns exemplos:
“Estou em paz comigo mesma/o e com o mundo.”
“Tenho tudo o que necessito para ser feliz.”
“Confio em mim e deixo-me guiar pela minha intuição.”
“Sinto compaixão pelo meu corpo e cuido de mim.”
“Dou prioridade às minhas necessidades e ao que amo verdadeiramente.”
“Tenho confiança nas minhas capacidades e experimento sucesso profissional.”
“Experimento sucesso financeiro de maneira fácil e sem esforço.”
“Tenho dinheiro suficiente para as minhas necessidades e as da minha família.”
“Sinto-me abundante, saudável e feliz.”

O sankalpa não necessita de ser expresso apenas em palavras, pode ser também a visualização de uma imagem ou situação, ou até como uma sensação ou emoção. O objetivo é que o sankalpa seja uma força motivadora que nos move na direção que escolhemos.

Fortalecemos o nosso sankalpa sempre que nos tornamos conscientes dele e guiamos as escolhas do dia-a-dia com base nesta intenção. Assim, a prática central é recordarmos a nossa intenção interior, pois sempre que o fazemos estamos a plantar e a cuidar desta 'semente'.

É durante a prática da meditação e yoga nidra2  que podemos mais facilmente fortalecer o nosso sankalpa, pois estamos num estado de abertura e presença em que a nossa mente crítica está menos ativa, o 'solo' propício para que a 'semente' da intenção germine e se transforme na energia que necessitamos para a sua manifestação (i.e. para passar da intenção à ação).

Durante esta época do ano, propícia ao crescimento de novas sementes, dá-te conta daquilo que germina e floresce na tua vida … !



1 Kalpa = voto, compromisso; San= conceção com a nossa verdade interna  

2 Nidra= sono; yoga nidra = yoga do sono ou relaxamento