domingo, 16 de julho de 2017

No Verão cultiva a tua 'chama interior' ...


“Só se vê bem com o coração,
o essencial é invisível aos olhos.”
 



Tanto na Medicina Tradicional Chinesa como em Ayurveda (medicina tradicional da Índia) o Verão está associado à energia dominante do elemento Fogo. A energia expansiva e criativa da Primavera atinge o seu máximo no Verão (a fase mais Yang do ano), transformando-se na energia do elemento Fogo, dinâmica, intensa, quente e por vezes também destrutiva.

A energia dominante do Verão está também associada à energia do Coração, ligada às emoções e à harmonia entre os aspectos mental e emocional das nossas vidas. Na Medicina Tradicional Chinesa, o Coração é considerado a 'casa' do nosso espírito (consciência), sendo os olhos o espelho do espírito e a língua a expressão do coração através das palavras. A energia do elemento Fogo é a energia do nosso crescimento emocional e espiritual, a energia que nos permite ultrapassar as nossas limitações, conectar com o outro (natureza, amigos, animais, etc.), expressar compaixão e amor. É a energia que nos impele em busca da unidade. Ler + (abre documento em PDF)

Durante este mês vamos harmonizar as energias do Verão introduzindo a prática do Yin Yoga para equilibrar a energia Yang dominante durante o Verão. O Yin Yoga tem a sua origem em práticas taoistas, sendo uma prática terapêutica que explora a passividade e quietude nas posturas. Tem por isso a sua acção principal sobre os tecidos conectivos, ligamentos e ossos, promovendo o fortalecimento e flexibilidade destes tecidos, tendo ainda um efeito de relaxamento profundo no corpo-mente.


Que a energia do Verão mantenha acesa a nossa chama interior … Om Shanti.