segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Com os pés na Terra



Olha à tua volta,
Vê a beleza e perfeição da natureza: 
Tudo tem o seu ritmo, 
(…) 
Nada está em desarmonia, 
Existe um momento e razão para tudo. 
Tudo está disponível para ser compartilhado, 
Sintoniza-te, flui e sê parte desta lei e ordem (…) 
Não és tu parte deste todo? 
Então porque te separas 
Vivendo uma vida desordenada e caótica? 
Caracter chines para o elemento Terra
(…) 
Na medida em que cada um de nós procura 
e encontra a paz e harmonia interior,
Assim a paz e harmonia reinará no mundo. 
(…) 
Entende que fazendo a tua parte, 
Contribuis para a paz e harmonia no mundo. 

Eillen Caddy, Footprints on the Path, Findhorn Press, 2009



O universo e os seus ciclos são feitos de regularidade e mudança. Do estudo profundo das leis naturais e da ordem do universo surgiu na antiguidade a criação de um modelo que explica os fenómenos naturais através de um ciclo de cinco fases ou elementos.

Neste modelo os ritmos cósmicos e da natureza integram e influenciam o nosso corpo-mente e as nossas actividades. Se vivemos em harmonia com este ciclo natural, e não de maneira antagónica, fortalecemos a nossa conexão com o cosmos, o que a nível microcósmico nos proporciona uma melhor saúde e vida mais próspera e a nível macrocósmico uma vida mais harmoniosa no planeta e um planeta mais saudável.

Segundo este modelo todos os processos vitais e fenómenos naturais circulam de modo contínuo através deste ciclo, do mesmo modo que as estações do ano. Simbolizando um processo em que o fim se funde com o início e onde a transformação é constante. A noite origina o dia, as fases da lua renovam-se constantemente, os ciclos orbitais dos planetas completam-se e reiniciam-se, da morte tem origem a vida.

Ao final do Verão e Equinócio corresponde um período de transição e equilíbrio que é denominado Fase Terra, pois as suas características e atributos dominantes são semelhantes aquelas que atribuímos à terra (i.e. o solo e também planeta Terra).

A fase ou elemento Terra transmite-nos os princípios de harmonia, sustento (o que nutre a vida), suporte, satisfação, como nos relacionamos com o “aqui e agora”.

Para uma descrição completa desta fase e a sua correspondência com os nosso níveis físicos, mentais e emocionais ler “Com os pés na Terra” (abre documento em PDF).

Como me relaciono com a fase Terra (questões para auto-reflexão):

1. Como me sinto geralmente em relação à terra/Terra?
(Por exemplo: A terra para mim é, instável, desconfortável, suja, insegura? A terra para mim é um lugar seguro, confortável? A terra nutre e cuida?) – nota que não existe uma perceção certa ou errada; o importante é tornarmo-nos conscientes de qual ou quais as percepções que mais influenciam as nossas escolhas e atitudes.)

2. Qual o meu grau de confiança no que me rodeia (família, amigos, trabalho, autoridade)?

3. Confio em mim, nas minhas qualidades e capacidade?

4. Com que facilidade aceito e me adapto às mudanças?

5. Como trago equilíbrio e regularidade ao meu dia-a-dia?

6. Reconheço o que me nutre a nível físico, intelectual, emocional e espiritual? Como integro isto nas escolhas que faço quotidianamente?