quarta-feira, 8 de novembro de 2017

No Outono liberta & renova

Resultado de imagem para castanheiro no outono

Segundo a tradição oriental (taoismo e medicina chinesa) para vivermos uma vida saudável e harmoniosa a todos os níveis, devemos seguir o “caminho da menor resistência”, ou seja guiarmo-nos pelas leis e ritmos naturais que são em si uma expressão do divino. Este princípio é também encontrado na tradição Ayurveda da India e em muitas outras culturas do mundo.

No Outono passamos da energia expansiva e extrovertida do Verão para uma energia mais interior, de recolhimento. O tema principal é o regressar à essência, recolhendo e armazenando o que é essencial, libertando-nos do que já não é necessário. Na tradição taoista esta estação corresponde à fase ou elemento metal, que rege as energias dos pulmões e intestino grosso (os órgãos responsáveis por extrair a essência do ar e dos alimentos e eliminar o que já não tem valor).

Do mesmo modo que na natureza as arvores começam a libertar as folhas (preparando o repouso invernal), é a altura propícia para também nós nos libertamos do que andámos a carregar durante o ano e que já não nos serve (ideias, objetivos, atitudes, memórias, pessoas, coisas, etc.). No Outono também colhemos e armazenamos o que cresceu durante a primavera e verão. Assim, é importante reconhecer, colher e conservar o que nos nutre e fortalece, não apenas eliminar o que já não nos serve. A virtude está em equilibrar estes dois aspectos.

A respiração é um mecanismo poderoso para nos libertarmos da tensão que acumulamos seja ela física, emocional ou mental. Para podermos inspirar e receber “o novo”, temos que primeiro libertar o ar já sem valor energético.

Prática diária – durante 5 minutos senta-te confortavelmente numa cadeira com as costas apoiadas e as mãos descansam sobre o ventre (zona do umbigo); observa a tua respiração, sem forçar, simplesmente sentido o movimento do ventre quando inspiras e expiras; na inspiração recebe energia, vitalidade, claridade mental (ou algo que necessites) e na expiração liberta o cansaço do dia, preocupações ou algo negativo que sintas necessitas libertar.

Outras práticas outonais:

· Caminhar ao ar livre e reconectar com a natureza, fortalece os pulmões, dá claridade mental e positividade.

· Reorganiza, limpa e doa – nos vários aspectos da nossa vida, podemos começar pelo local onde vivemos ,… libertando energia estagnada e sintonizando com o espirito desta estação.

· Estamos na estação do vento e da descida de temperatura, assim protege-te do vento usando um cachecol/echarpe (o pescoço é a porta de entrada do vento, frio e doenças).

· Introduz alguma actividade mais introspetiva que nutra a tua vida interior; liberta-te do excesso de actividade e/ou compromissos.

· Escolhe alguma actividade que cultive o teu amor-próprio e autoestima, … vamos mimar-nos J





Referencias: