sábado, 19 de abril de 2014

Em Abril floram as intenções...



Estamos na estação da plantação de novas sementes e da germinação das que já estavam na terra. É também a época da floração e manifestação do novo. 

Em yoga, as 'sementes' são as nossas intenções ou votos interiores a que chamamos sankalpa1. O sankalpa é pois uma intenção ou propósito que fazemos e que nos conecta com a nossa verdadeira natureza, que já é completa e perfeita. Esta prática parte do princípio radical que todos temos já o que necessitamos para satisfazer o nosso propósito de vida mais profundo (dharma). 

O sankalpa é uma afirmação interior que nos recorda a nossa verdadeira natureza e guia as nossas escolhas; reflecte um desejo nosso interior profundo, que não vem da mente, mas sim do coração.
Esta afirmação é uma frase conjugada no presente e na afirmativa, que informa a nossa mente da direcção que escolhemos tomar na nossa vida. Alguns exemplos: “eu estou em paz comigo mesma/o e com o mundo”; “eu tenho tudo o que necessito para ser feliz”; “eu confio em mim e deixo-me guiar pela minha intuição”; “eu sinto compaixão pelo meu corpo e cuido de mim”. 


Fortalecemos o nosso sankalpa sempre que nos tornamos conscientes dele e guiamos as nossas escolhas do dia-a-dia com base nesta intenção. Assim, a prática central é recordarmos a nossa intenção interior (sankalpa), pois sempre que o fazemos estamos a plantar e a cuidar desta 'semente'. 


É durante a prática da meditação e yoga nidra2 (relaxamento) que podemos mais facilmente fortalecer o nosso sankalpa, pois estamos num estado de abertura e presença em que a nossa mente critica está menos activa, o 'solo' propício para que a 'semente' da intenção germine e se transforme na energia que necessitamos para a sua manifestação (i.e. para passar da intenção à acção). Assim durante esta época do ano dá-te conta daquilo que germina e floresce na tua vida … ☺!
 
1Kalpa= voto, compromiso; San= conecção com a nossa verdade interna
2Nidra= sono; yoga nidra= yoga do sono ou relaxamento