quinta-feira, 5 de junho de 2014

Junho soalheiro paraíso verdadeiro


O mês de Junho é por excelência o mês do início do Verão, a altura em que a energia Yang do Sol atinge o seu máximo, culminando no Solstício de Verão (dia 21 de Junho exactamente às 10h51 horas em Portugal), o dia mais longo do ano. A partir desta data os dias começam a decrescer e as noites a aumentar até ao Solstício de Inverno. Podemos dizer que este mês é o portal para a segunda metade do ano, o momento para aproveitarmos esta abundância de energia como o motor para por em movimento projectos, e explorar a nossa criatividade.

Esta é a altura ideal para nos abrir-mos à energia e luz do Sol e conectar com a nossa luz interior, bem como a abundância que nos rodeia, celebrá-la e partilhá-la com os outros. Curiosamente este é também um período de inúmeras festividades e das férias de Verão...

O termo "solstício" vem do Latim e é composto por duas palavras: sol (sol) e sistere (que não se mexe). Solstício significa portanto, "sol parado", uma vez que para o observador que está na Terra, o sol parece manter uma posição fixa ao nascer e ao se pôr, durante algum tempo(*). Este mês e em particular na semana do Solstício, é por isso a altura ideal para pararmos e verificarmos onde estamos em relação às nossas intenções e clarificar o que queremos criar e manifestar durante a segunda parte do ano até ao Solstício de Inverno. E claro, sem esquecer de celebrar cada pequena vitória, cada sucesso e a inspiração e força que recebemos da Natureza e dos que estão à nossa volta.

Durante este mês vamos focar a nossa prática nos seguintes aspectos:
  • Conectar com o nosso centro e equilíbrio, com posturas em pé e de equilíbrio, para harmonizarmos as nossas energias Yin e Yang.
  • Vamo-nos abrir à energia expansiva de Junho com posturas que fortalecem e abrem os braços e o tórax.
  • Manter-nos flexíveis com posturas que flexibilizam e fortalecem a coluna.
  • Fortalecer a nossa zona abdominal e lombar, e mobilizar as articulações das ancas, o nosso 'alicerce energético'.

Que a energia do Sol te inspire a explorar a tua criatividade e paixões, remova obstáculos e te faça avançar na direcção que escolhes-te.