segunda-feira, 6 de abril de 2015

Os 3 Ds da Primavera: Desfruta, Detox & de-Stress

O início da Primavera representa renovação, renascimento e expansão na Natureza. Transitamos de um período de dominância Yin - o Inverno, em que a energia é conservada, condensada e armazenada e passamos a uma fase de energia mais dinâmica e expansiva. O regresso da dominância das energias Yang, com o seu movimento ascendente (crescimento) e expansivo, manifesta-se também no nosso corpo e mente. Por esta razão a Primavera é a altura ideal para iniciar novos projectos, bem como auxiliar o processo natural de remoção de toxinas que ocorre no nosso corpo constantemente. 
Alguns dos sinais de que o nosso corpo acumulou excesso de toxinas, são a fadiga, afecções respiratórias, alergias, problemas digestivos, irritabilidade, entre outros. O stress do dia-a-dia também reduz a capacidade natural do nosso corpo de eliminação. 

As posturas e respiração da prática de Yoga massajam os nossos órgãos internos, activam o nosso metabolismo, estimulando os sistemas circulatório, linfático e digestivo, e promovem o relaxamento, facilitando assim o processo natural de eliminação de toxinas do corpo.

A prática do yoga e uma dieta cuidada promovem uma mente mais calma, clara e determinada, melhorando assim a nossa capacidade de lidar com o stress e de criar hábitos que ajudam a nossa saúde. Uma vez que os pensamentos e emoções podem também ser tóxicos, uma mente tranquila e clara mais facilmente se liberta deste peso indesejado.

A Primavera convida-nos a apreciar o renascer das formas e cores na natureza, a desfrutar do prazer dos dias quentes e soalheiros, e a reconectar com o espírito da vida (o que é comum a todos e a tudo!).

Boa prática & uma Primavera colorida e expansiva :)
+sobre os aspectos energéticos desta estação do ano:  ‘Na Primavera deixa que os sonhos te guiem’