segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Em Março: criação, permanência e transformação

Março, o terceiro mês do ano. Na filosofia do Yoga o número três tem uma grande significância. A ele se associa a trindade formada pelas divindades Brahma, Vishnu e Shiva. Brahma o criador, Vishnu o que mantem/conserva a criação e Shiva, o que destrói e transforma. Simbolicamente esta trindade representa também a mente intuitiva, a mente racional e o corpo ou ainda pensamento, acção e acção correctiva. Na vida humana, a trindade aparece como as três fases, infância, idade adulta e senioridade.


Estes aspectos manifestam-se na natureza e nas nossas vidas de muitas outras formas e podemos encontrar um início, um meio e um fim em tudo o que nos rodeia, nas estações do ano, nas relações, eventos ou projectos, bem como interiormente a nível dos pensamentos e emoções.

Também em cada postura de Yoga, este processo está presente, criação, permanência e transformação.

Tanto na nossa prática de Yoga como no dia a dia podemos estar atentos a este ciclo, notando que estádio preferimos, damos mais atenção, ou resistimos. Que emoções frequentemente associamos a cada etapa? 

Talvez nos entusiasme mais uma ideia ou projecto novo, ou preferimos dedicar-nos a implementar ou organizar, ou temos dificuldade em celebrar o fim de um ciclo e a oportunidade de iniciar outro. Cada ciclo dá-nos a possibilidade de aprender, ultrapassar limites e reconhecer novas capacidades em nós. Crescemos em confiança e motivação para embarcar em novas descobertas … Aproveitemos assim a energia de expansão da Primavera que se apróxima!

  • Informação e Marcação de Aulas de Yoga (Kundalini Yoga & Hatha Yoga), circulodoser@gmail.com, 926 511 271.
  • Informação e Marcação de Terapias Corporais (Zen Shiatsu, Terapia Sacro Craniana, Alinhamnento Pélvico), circulodoser@gmail.com, 926 511 271.