segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Em Fevereiro: a mudança está no ar!


As energias adormecidas e densas do inverno estão a deixar-nos em preparação para a mudança. Temos já a sensação de um novo começo …

Fevereiro é o mês para o re-acordar da nossa “chama interior”, ainda que esta tenha estado a “hibernar” nos últimos tempos. Esta chama dá-nos a inspiração, motivação e o impulso para seguirmos na direcção do que realmente queremos experimentar na nossa vida.

É um mês para a por os nossos desejos em acção, nem que seja simplesmente escrever o que realmente queremos e é importante para nós; procurar inspiração … “Deus não é o criador da tua realidade, Deus é o observador. E Deus dá-nos as ferramentas com as quais temos o poder de criar a nossa própria realidade. Estas ferramentas são três: pensamento, palavra e acção.” Neale Donald Walsch, Conversas com Deus, vol.1

A transição entre estações corresponde na Medicina Chinesa (teoria dos cinco elementos) ao elemento Terra – energias relacionadas com a nossa vitalidade, o que nos nutre, a digestão, e o equilíbrio e harmonia nos momentos de transição.

Na prática de Yoga durante este mês vamo-nos focar nas energias do elemento Terra e no fortalecimento do nosso "centro umbilical". Os textos antigos dizem que “todo o yoga começa no centro umbilical”. O nosso centro umbilical, também conhecido noutras tradições orientais como hara ou tan tien, corresponde ao nosso centro de equilíbrio gravitacional e está relacionado com o local através do qual fomos nutridos no útero da nossa mãe. É um centro etéreo localizado abaixo do umbigo, junto à coluna vertebral – é o centro de reserva da nossa energia vital e também o centro de transformação de energia do nosso corpo. É neste ponto que confluem os milhares de canais de energia vital que percorrem o nosso corpo e é aqui que a sua frequência e intensidade é ajustada. Quando esta energia é suficiente e flui harmoniosamente, os órgãos do nosso corpo funcionam coordenadamente, sentimo-nos saudáveis, energéticos, temos claridade e força de vontade para agir e materializar os nossos desejos.

Boa prática :)