terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Yoga e a “Arte de Ver”


 

Como a filosofia do Yoga explica os benefícios da prática, que experimentamos no nosso quotidiano.




Se já praticamos Yoga há algum tempo, certamente nos damos conta de alguns dos benefícios que experimentamos no nosso dia a dia resultantes da prática, tal como mais energia, o corpo mais solto e ligeiro, melhor capacidade de concentração, mais tranquilidade, mais claridade mental e até uma certa capacidade de funcionar melhor no mundo, sem nos sentirmos tão afectad@s pela confusão que por vezes reina à nossa volta…

O texto que se segue é uma tentativa de explicar o porquê destes benefícios, baseada na filosofia do Yoga como nos foi deixada por Patanjali nos Sutras de Yoga* e na explicação que nos dá T. K. S. Desikachar no seu livro “The Heart of Yoga”. 

A filosofia do Yoga diz-nos que tudo vemos, experimentamos, sentimos é real e verdadeiro. No entanto, esta realidade está num estado de constante fluxo e mudança. Movimento e mudança são inerentes ao cosmos. Observamos isto à nossa volta, na natureza e também em nós mesmos. O que sentimos e experimentámos ontem não é o mesmo que sentimos e experimentamos hoje. O nosso corpo não é o mesmo de há 10 anos atrás, mesmo a nossa visão da vida provavelmente também mudou. No entanto existe algo em nós que se dá conta e observa estas mudanças. Para podermos observar o movimento, algo em nós tem que ser constante e não estar sujeito à mesma mudança, uma vez que só podemos dar-nos conta do movimento desde um ponto fixo, que não muda. Segundo a filosofia yóguica, este aspecto do nosso ser é o observador imutável, ou purusha em sânscrito e significa “aquilo que pode ver correctamente”.

É esta parte de nós que nos permite a percepção “correcta”, que não está ofuscada por hábitos, atitudes, códigos sociais aprendidos ou outros padrões psicológicos. Esta capacidade de ver a partir deste ponto de quietude e constância permite-nos discernir melhor e assim actuar “correctamente” - ou seja, leva a escolhas e acções que não causam sofrimento ou dano a nós próprios, aos outros ou ao planeta. As acções a partir desta percepção “correcta”, não causam agitação ou tensã , antes pelo contrário, trazem-nos tranquilidade e paz interior.  Ler texto na integra (abre documento em PDF) 

Que a prática do Yoga seja um caminho para nos tornarmos mais autentic@s e livres 😊