quarta-feira, 8 de junho de 2016

Solstício: celebrar a luz interior & exterior

Pôr-do-Sol na Fonte da Telha, 2015
Em Junho celebramos a chegada do Verão com o Solstício, altura em que o Sol atinge a sua posição máxima no céu e parece permanecer imóvel durante cerca de 3 dias. Solstício significa ‘Sol parado’ e corresponde também ao dia mais longo do ano e à altura em que recebemos mais energia solar.

Diversas são as tradições e festividades nesta época do ano que honram o Sol como fonte de luz e vida ou que tiveram origem neste mesmo tema. As estações do ano e o movimento do Sol expressão a natureza cíclica do universo e os ciclos da vida, morte, desintegração e transformação na natureza. O Solstício de Verão marca ainda o período das colheitas, época de abundancia e celebração.

Para os povos e culturas da antiguidade o movimento celestial do Sol tinha ainda um significado cósmico, pois os princípios que governam o macrocosmos, são os mesmos princípios que governam o microcosmos. O percurso do Sol nos céus reflecte também o nosso caminho espiritual na terra, como humanidade e como indivíduos. Explica-se assim tantos monumentos e cidades ligados à posição solar, desde as pirâmides do Egipto, às estátuas da ilha de Pascoa, ao Stonehenge. O Solstício de Verão, o ponto em que o Sol está no zénite do seu poder, representa a ascensão do espirito e a sua união com o Divino.

O Verão é por excelência a época em que vemos e sentimos a celebração a acontecer na natureza. Deixemos que esta magia nos influencie e inspire!

Honrar o Solstício e a passagem das estações do ano pode ser um modo de recordar o quão precioso é cada dia e a verdade de que nada é permanente. A nossa vida ganha uma nova dimensão quando a dádiva da vida é apreciada e agradecida nas suas múltiplas formas, cores e sabores…

Que a radiância solar nos inspire a manifestar a nossa radiância interior, a libertar as preocupações acerca do futuro, e a focar-nos na apreciação e partilha de cada momento e na abundancia que temos na nossa vida. 

No intuito de estimular a nossa luz interior, este mês damos preferência a actividades que nos inspirem e deem alegria, bem como a estar fisicamente activ@s. Caminhar, dançar, cantar! E quanto mais ar livre e natureza, melhor!

Feliz Verão!!!