segunda-feira, 9 de maio de 2016

Prana, Energia & Respiração


Na inspiração sente expansão e abertura, absorve a energia vital do cosmos, ...

Na expiração, liberta tensão e relaxa,… profundamente…


O conceito de prana é essencial à filosofia oriental. Segundo esta, existe uma força ou energia vital, que permeia todo o universo, denominada prana na tradição hindu, chi ou ki na tradição chinesa e japonesa. Todo o universo é constituído de prana, a energia vital que anima todas as formas de vida.

 
Ao nível humano, o prana é o substrato energético que forma o nosso corpo-mente e regula todas as funções orgânicas e físicas. O volume e qualidade de prana que circula no do nosso corpo e mente determina o grau de vitalidade de cada um. De notar que o pensamento é também uma forma de prana!

A falta de prana pode manifestar-se como falta de vitalidade, inercia, desmotivação, depressão e várias outras manifestações físicas ou mentais.

Obtemos energia vital de diversas fontes: da luz e do calor do sol, dos alimentos, da água e principalmente do ar que respiramos. Esta energia circula no corpo em canais ou meridianos (nadís).

O objectivo da pratica do Yoga é aumentar a quantidade e qualidade de prana que circula no nosso corpo, isto é aumentar a nossa vitalidade. Assim as posturas de Yoga (asanas) e os exercícios respiratórios (pranayama) visão acumular energia vital e facilitar o seu movimento sem obstruções através do corpo-mente.

O que se passa na nossa mente, o nosso estado mental influencia a respiração e a qualidade da nossa energia vital. Por outro lado, através da respiração podemos influenciar o nosso estado mental. Quando estamos excitados ou ansiosos a respiração é mais rápida e superficial, quando estamos tranquilos e relaxados a respiração é mais lenta e profunda.

Para podermos mudar o nosso estado mental é importante estarmos conscientes da respiração.
Um pequeno exercício:
  • Deitados confortavelmente de costas ou sentados com os pés apoiados no chão, repousando as mão sobre o baixo ventre, observamos a nossa respiração, sentido o ritmo de cada inspiração e expiração. Depois de alguns momentos verificamos que o abdómen expande quando inspiramos e volta para dentro quando expiramos. Permanecemos 3 a 5 minutos e verificamos o efeito relaxante desta prática… Esta prática feita regularmente permite reduzir alguns dos efeitos do stress quotidiano.
A prática do Yoga envolve tanto o corpo com a respiração. Quando praticamos as posturas de yoga (asanas) é através da respiração consciente que criamos uma conexão entre o corpo e a mente. Não inspiramos e expiramos sem atenção, mas estamos completamente envolvidos no que estamos a fazer do modo a permitir que cada movimento seja iniciado pela respiração.

A coordenação respiração-movimento requer que estejamos conscientes e presentes durante a prática, observando o que estamos a fazer e como o estamos a fazer. Tornamo-nos ao mesmo tempo o observador e o que é observado! E, muito importante …, na prática de yoga observamos sem julgar ou avaliar.

Assim,
 
  • na inspiração sente expansão e abertura, alonga a coluna, absorve a energia   vital do cosmos; 
  •  na expiração, liberta tensão e relaxa,… profundamente…

                                                              Boa prática :)