quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

No Inverno, acende a fogueira & senta-te à lareira …


Quando chega Dezembro, sentimos já a companhia do Inverno e da estação festiva. Enquanto as noites longas e frias e a quietude refletida na natureza nos convidam à tranquilidade e ao repouso restaurativo, o final do ano e o início de um novo ciclo também nos impulsiona a novas criações. 
Este contraste entre Yin (quietude e repouso) e Yang (acção, novas realizações), são característicos do elemento ou fase Água, que segundo a filosofia Chinesa é a energia dominante durante o Inverno.
 
Durante esta época do ano a energia Yin na natureza está no seu máximo. Animais e plantas entram em repouso e até hibernação, conservando e armazenando energia. Predomina a passividade e a receptividade. Segundo esta teoria, também nós devemos espelhar a energia da natureza e primar o descanso, recolhimento e reflexão, armazenando e recuperando energia para o período mais activo da Primavera e Verão. Diz-se também, que nesta estação se deve favorecer as actividades da alma, o estudo e a busca do conhecimento profundo e essencial. (Continuar a ler)