segunda-feira, 5 de junho de 2017

Junho: quietude, transição & poder


Este ano o solstício de Verão ocorre em Portugal no dia 21 de Junho, mais precisamente pelas 04h24. Este momento marca oficialmente o início do Verão e também o dia mais longo do ano. As mudanças sazonais permitem-nos conectar com os ritmos naturais e relembram-nos a nossa relação íntima com o Cosmos.
Este será o ponto em que o Sol (aparentemente) atinge a sua posição máxima no céu e parece permanecer imóvel durante algum tempo [Solstício significa ‘Sol parado’]. Este ponto de “pausa cósmica” precede uma mudança de direção no movimento solar e uma nova fase no ciclo cósmico.
Na verdade o solstício é o ponto em que o eixo da Terra está mais inclinado em direção ao Sol, como se de facto a Terra estivesse a fazer uma vénia à fonte que sustenta toda a vida, reconhecendo a bênção da energia que nos nutre, tal como a flor se inclina na direção da luz.
O Solstício e a estação que se segue representam o apogeu da luz, energia e da vida. Por isso um momento tão celebrado e honrado desde os primórdios da humanidade. Mesmo que a vida moderna nos desconecte um pouco destes ritmos sagrados naturais, sentimos o entusiasmo e expansividade desta época do ano.
O Solstício marca também um ponto de pausa ou quietude que antecede e prepara a segunda metade do ciclo anual da Terra no seu movimento de rotação em volta do Sol e o retorno à fase da “escuridão”. Do Solstício de Verão até ao Solsticio de Inverno os dias vão ficando mais curtos, a energia solar reduz-se e a natureza recolhe-se gradualmente. Em preparação para esta segunda fase, energizamos o nosso caminho no espirito inerente da estação que agora começa.
É a altura ideal para honrarmos o ciclo sagrado da vida, explorarmos o potencial dos momentos de quietude no nosso dia-a-dia e banharmo-nos na alegria da gratidão e de fluir com os ritmos da natureza.
Pode também ser o momento para aproveitarmos a expansividade e abundância de energia como motor para por em movimento projectos, explorar e expressar a nossa criatividade inerente de novas maneiras.
Que a radiância solar nos inspire a manifestar a nossa radiância interior, a libertar as preocupações acerca do futuro, a focar-nos na apreciação e partilha de cada momento e na abundancia que temos nas nossas vidas.
Feliz Verão!!!

Próximos Eventos:
Kundalini Yoga & Camping, 7 a 9 Julho, Constância,
Formulário de inscrição:
 
Grata a Laura Hand e Jilly Shipway pela inspiração encontrada em http://wayfaringyogi.com/ & http://yogaseasonal.weebly.com