quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A arte de fluir & a "lei do menor esforço"


 Reflexões outonais … 

Aqueles que fluem como a vida flui,
Sabem que não necessitam nenhuma outra força. Lao Tzu

Mesmo as mudanças mais óbvias e esperadas como a mudança de estação são uma chamada de atenção para algo que temos que ajustar ou ter em consideração. E não estamos a falar apenas de “aclimatar” o conteúdo do nosso roupeiro à mudança de estação, mas também em considerar as mudanças interiores necessárias.

Quando sintonizamos de corpo e espírito à nova estação que emerge sentimos um chamamento interior (ou necessidade) que pede mais recolhimento e aconchego ou o desprendimento de alguma bagagem (material ou emocional). Quando nos alinhamos às mudanças energéticas sazonais estamos a seguir o “caminho da menor resistência” (ou segundo outros a “lei do menor esforço”!).

Em Taoismo existe o conceito de wu-wei, ou “acção na inacção”, que significa que as nossas escolhas e acções são guiadas por uma fluidez sem esforço que respeita os ciclos naturais e tem como objectivo um bem maior e não apenas o meu benefício pessoal. Quando respeitamos os ritmos energéticos, tanto internos como externos, as nossas acções estão em harmonia com o Todo, encontramos menos resistência e mais satisfação.


Quando as folhas amarelecem, as árvores não lutam para as manter, soltam-nas com a certeza de que depois do descanso invernal surgirão novos brotes. De modo similar somos convidad@s a abraçar este ciclo, abrandando o ritmo energético do verão, para podermos reflectir e avaliar o que na nossa vida nos apoia e ajuda e o que já não nos serve, criando assim espaço para sermos inspirad@s por novas possibilidades.

Aqui ficam algumas sugestões para recebermos o Outono no nosso dia-a-dia:
  1. Permitir que a nossa expiração seja completa, criando espaço para receber a nova inspiração.
  2. Libertar velhos ressentimentos e perdoar (ressentimentos e dores passadas são pesos que carregamos e que nos impedem de receber o novo).
  3. Aceitar as nossas “perfeitas imperfeições”, de modo que as mudanças surgem da aceitação e não da rejeição.
  4. Substituir os pensamentos de dúvida e insegurança por afirmações positivas (sankalpa).
  5. Fazer um dieta para limpar o sistema digestivo e melhorar a digestão.
  6. Deixar de querer agradar a tod@s e dar prioridade às nossas necessidades.
  7. Libertar espaço em casa e na nossa vida. Simplificar.
  8. Dar descanso a algumas obrigações e responsabilidades.
Que o Outono seja tempo de renovação interior :)

+ Reflexões outonais:










J